O que são os dentes do siso?
Os dentes do siso ou os terceiros molares são os quatro últimos dentes permanentes a nascerem e costumam aparecer entre a adolescência e o início da fase adulta.
Nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.
O dente completa a sua formação entre os 15 aos 21 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal como inflamações, lesões na mandíbula e fortes dores.
Quando remover os dentes do siso?
A extração dos sisos é indicada sempre que eles estejam mal posicionados dentro do osso, a presença de dor na região do dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares vizinhos , de acordo com a orientação do cirurgião dentista.
Em alguns casos, quando os pacientes têm mandíbulas maiores, é possível comportar os quatro dentes, evitando a extração.
No entanto, é recomendado que pessoas entre 15 a 21 anos, sempre façam a avaliação com o cirurgião dentista para verificar a necessidade de extração e evitar complicações como inflamações e infecções na região.