Um dente quebrado normalmente causa dor de dente, infecções, alterações na mastigação e, até mesmo, problemas na mandíbula, devendo, por isso, ser sempre avaliado por um dentista.

Normalmente, o dente quebrado surge após uma queda ou acidente e provoca sangramento da boca que também pode indicar que o dente se encontra rachado ou saído, por exemplo.

Assim, o que se deve fazer quando há sangramento nas gengivas após uma queda é recomendado parar a hemorragia, colocando uma gaze molhada em água fria sobre o local e fazer pressão durante alguns minutos.

 

O que fazer no caso de dente quebrado

Após parar o sangramento deve-se colocar uma pedra de gelo sobre o local afetado ou chupar um picolé para evitar o inchaço da boca. Além disso, é importante bochechar a boca com água morna e evitar passar a escova ou enxaguantes bucais.

Depois, deve-se avaliar o dente afetado para verificar se se encontra rachado, quebrado ou caído:

1. Caso o dente se encontre rachado ou quebrado:
É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente.​​

2. Caso o dente tenha caído:
Se for um dente de leite: deve-se evitar colocar o dente no local pois a perda de um dente primário não causa qualquer alteração na posição dos dentes ou dificuldades na fala.
Se for um dente definitivo: lavar o dente apenas com água morna e colocá-lo dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da pessoa afetada e ir o mais rapidamente ao dentista para tentar implementar novamente o dente na boca, que pode acontecer até 1 hora após a queda do dente.
Nos casos em que, após avaliar o dente afetado, não é possível observar qualquer problema não é necessário consultar o dentista, no entanto, é importante ir vigiando o dente durante os 7 dias seguintes para avaliar o surgimento de alterações na forma ou cor do dente, devendo, nesses casos, ser tratado no consultório do dentista.

 

Como restaurar um dente quebrado

O tratamento para dente quebrado vai depender de qual parte do dente que quebrou. Quando o dente é quebrado por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no lugar.

Porém, se o dente tiver quebrado acima da linha óssea, o dente tem de ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova. Já se o dente quebrado afetar apenas o esmalte do dente, o dente poderá ser reconstruído apenas com compósitos.

 

Quando ir no dentista

É recomendado consultar o dentista sempre que:

O dente se encontra rachado, partido ou fora do sítio;
Surgem outras alterações no dente até 7 dias após a queda ou acidente;
Existe dificuldade para mastigar ou falar;
Surgem sinais de infecção como inchaço na boca, dor intensa ou febre.
Nestes casos, o dentista irá avaliar o local do dente afetado e diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: Tua Saúde

Artigos semelhantes