O tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos é indicado para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, bem como problemas com o nascimento, crescimento dos dentes ou mesmo relacionados a problemas de mordida. No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre as indicações do tratamento com o uso de aparelhos.
Problemas na mordida
Isso acontece quando existe um encaixe errado entre os dentes superiores e inferiores. Alguns exemplos podem ser a mordida aberta, a cruzada e a sobremordida. Na mordida aberta, a arcada inferior fica afastada da arcada superior, criando um espaço entre elas. Na mordida cruzada, a arcada inferior fica na frente da superior, o que pode dificultar, inclusive, a mastigação. Na sobremordida, a arcada superior fica na frente da anterior, mas em uma medida maior que a adequada
Dentes tortos ou apinhados
Os dentes tortos ficam desalinhados, causando desarmonia no sorriso e dificultando a higiene bucal, colaborando para a proliferação de bactérias, aumento de cáries, mau hálito e outras doenças periodontais.
Os dentes apinhados, também conhecidos como “encavalados”, nascem nos locais errados, quase em cima de outros. Um dos motivos para isso ocorrer é o fato desses dentes serem grandes demais para caberem no maxilar, o que não deixa espaço livre para o seu crescimento e ocasiona a sobreposição.
Diastema
É um espaço entre os dentes ou uma ausência de contato próximo que ocorre entre dois ou mais dentes. Trata-se de um problema que está associado a fatores genéticos ou anomalias nos dentes, geralmente de tamanho e forma.
Mandíbula desalinhada
A mandíbula desalinhada pode afetar a estética do sorriso e consequentemente prejudicar o alinhamento do rosto, além de causar a desarmonização do rosto, essa situação pode causar dores e dificuldade abrir e fechar a boca.
O dentista é o profissional responsável por diagnosticar cada uma dessas alterações ortodônticas e propor o melhor tipo de tratamento com o aparelho mais indicado para cada caso.