O processo de escovação é a principal forma de promover  a sua saúde bucal e evitar doenças na região da boca, gengiva  e problemas com os dentes, portanto, vamos falar sobre o processo de escovação e a forma mais adequada de realizá-lo.

Quando e como fazer a escovação durante o dia:

Sempre escove os dentes após as refeições, o tempo de escovação deve durar 2 minutos. Dividindo a boca em 4 partes, leve 30 segundos em cada uma delas. Não se deve colocar pressão nem velocidade, e fazer movimentos circulares, e para frente e para trás. Não se esqueça de escovar a língua.

É recomendado que o creme dental utilizado contenha flúor em sua composição, pois o flúor ajuda a manter a saúde da boca. A quantidade de pasta ideal para usar é de cerca de 1 cm para adultos, e o que corresponde ao tamanho de uma gota para crianças.

Quando usar o fio dental:

O fio dental limpa aquelas áreas entre os dentes onde as cerdas da escova dental não chegam. Ele deve ser usado preferencialmente antes da escovação, e uma vez por dia é o suficiente.

Quando usar o enxaguante bucal:

O uso do enxaguante serve para desinfetar a boca e eliminar o mau hálito. No entanto, o uso não deve ser feito sempre, pois o seu uso constante pode desequilibrar a microbiota normal da boca, o que pode favorecer a ocorrência de doenças.

Quantas vezes devo ir ao dentista:

Consultas periódicas com o profissional dentista são fundamentais para manter a saúde bucal em dia, o recomendado é que você vá ao dentista pelo menos 2 vezes ao ano, ou seja, a cada 6 meses, caso você não tenha nenhuma doença crônica.