Confira as dicas para atravessar a estação mais esperada do ano sem prejudicar o sorriso e a saúde bucal

Durante as férias de verão, é comum as pessoas relaxarem, descuidando-se da saúde, da alimentação e, consequentemente, dos dentes. Os horários das refeições acabam sendo alterados devido aos longos períodos na praia ou em passeios e o consumo de picolés e biscoitinhos fora de hora também aumenta entre as crianças.  Por isso, uma dica é levar frutas picadas e geladas, acondicionadas em um recipiente térmico, para oferecê-las, tais como maçã, pêra, manga, goiaba e abacaxi. Por serem alimentos fibrosos e saudáveis, eles ajudam na limpeza dos dentes e diminuem a fome, destaca profissional.

Outro erro frequente durante essa época é abusar de alimentos cariogênicos e aumentar o consumo de bebidas, como refrigerantes. “É muito importante no verão manter a criança hidratada. Água de coco, água mineral e sucos de frutas hidratam e devem ser oferecidos em detrimento dos refrigerantes, que contêm açúcares e ácidos que, se consumidos em excesso, podem causar cárie e erosão dental”, alerta a dentista.

Para os adultos, valem as mesmas dicas, beber bastante água e ingerir muitas frutas. Procurar se alimentar de três em três horas, ingerindo frutas e barrinhas de cereais entre as refeições é outra orientação importante. A dentista recomenda, nesses intervalos entre as refeições, consumir alimentos como maçã, pera, goiaba e cenoura. “Eles são alimentos fibrosos e consistentes que ajudam na limpeza dos dentes”, acrescenta.

Se não resistir às tentações do verão ou não conseguir cuidar dos dentes como recomendado agende uma consulta com seu dentista na volta das férias para checar se está tudo certo. “A avaliação do estado de saúde dos dentes e da gengiva deve ser feita periodicamente, de seis em seis meses, mas, em algumas situações, as consultas devem ser feitas a cada três ou quatro meses”, reforça a dentista.

Dicas para manter a saúde bucal no verão:

– Substituir refrigerantes por sucos naturais com adoçante (sucralose) ou pouco açúcar

– Carregue um kit dentro da bolsa contendo escova, pasta e fio dental

– Escovar os dentes após as refeições. Se não for possível, provisoriamente fazer bochecho com água, mascar chicletes sem açúcar ou consumir alimentos como maçã, laranja ou pera, considerados higienizadores naturais

– Caprichar nas escovações nos momentos possíveis, como antes de deitar-se, passando fio dental

 

Fonte: Gazeta Online

Artigos semelhantes