Escovar os dentes é um hábito de higiene que aprendemos praticamente desde que começamos a vida, no entanto, a escovação ainda é um processo que gera dúvida e que deve sempre ser abordado. A escovação ajuda a prevenir várias doenças na região da boca e nos dentes, como cáries, gengivite e até mesmo ajuda a prevenir o câncer nessa região, por isso entender como realizar o processo, a frequência na qual deve-se  realizá-lo e quais são os produtos ideais para a escovação, são fundamentais para manter a sua saúde bucal em dia.

A escovação deve ser realizada sempre após as refeições, o tempo de escovação deve durar 2 minutos. Divida  a boca em 4 partes, leve 30 segundos em cada uma delas e escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores, as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

Em seguida, escove as superfícies de mastigação e para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. Não se deve colocar pressão nem velocidade, e fazer movimentos circulares, e para frente e para trás.

A escolha dos produtos adequados para os seus dentes também é fundamental para ajudar a manter a saúde bucal, converse com seu dentista e procure a escova de dentes ideal para você, assim como o creme dental. No mercado, encontramos uma diversidade de escovas e cremes dentais que são ideais para combater doenças como a cárie, gengivite e o tártaro.

Manter as consultas periódicas com o profissional dentista ajudam a intensificar os cuidados com a sua saúde bucal e a orientar a melhor forma de realizar a escovação e prevenir doenças, vá ao dentista pelo menos 2 vezes ao ano e cuide do seu sorriso!