Muitos erros acontecem na hora da escovação, é preciso ficar atento

 

Escovar os dentes com muita força
Força excessiva durante a escovação, principalmente se realizada juntamente com movimentos longos no sentido horizontal, pode causar desgaste nas áreas próximas ao contorno da gengiva, além de causar retração gengival – quando partes dos dentes que não deveriam ficar expostas, aparecem. Isso ocorre em função do trauma causado diariamente na escovação com força excessiva. Os movimentos devem ser preferencialmente curtos e vibratórios e a escova de dentes deve ter a cabeça pequena e cerdas macias. Pacientes que têm dificuldade de controlar a força são orientados a segurar a escova de dentes apenas com os dedos polegar e indicador, evitando a empunhadura da escova com toda a mão fechada sobre o cabo.

 

Usar escovas de dente velhas
Uma escova é considerada “velha” quando as cerdas estão desalinhadas e desgastadas. Quem aplica muita força durante a escovação, perceberá o desgaste da escova mais rapidamente. As cerdas desalinhadas já não terão a mesma eficácia na limpeza. Além disso, por uma questão de higiene, é indicado trocar a escova periodicamente. Em geral, 3 meses é um prazo razoável para se fazer a substituição da escova de dentes por uma nova.

 

Colocar muito creme dental na escova
A melhor maneira de evitar a ingestão exagerada de pasta de dentes é colocar pouco na escova. Crianças que ainda não têm capacidade de cuspir adequadamente devem usar quantidade máxima equivalente a um grão de ervilha. Uma boa dica é, em vez de cobrir totalmente as cerdas da escova com a pasta, coloque-a no sentido transversal das cerdas, assim a quantidade será equivalente a 1/3 da cabeça da escova. De qualquer modo, o conceito de que “quanto mais, melhor” não se aplica aqui. Outra questão importante diz respeito à quantidade de vezes que se usa pasta de dentes por dia. O ideal é escovar os dentes com pasta fluoretada de 2 a 3 vezes por dia, não mais do que isso.

 

Escovar os dentes imediatamente após as refeições
É importante entender que o processo da cárie depende da formação e acúmulo da placa bacteriana por um período de tempo. Para evitar lesões, a placa bacteriana tem que ser totalmente “desmanchada” pelo menos uma vez ao dia, não necessariamente após a refeição.

 

Escovar os dentes com frequência exagerada
A qualidade da escovação é mais importante do que a frequência. A higiene dos dentes tem que ser capaz de desmanchar a placa bacteriana completamente pelo menos uma vez ao dia. Portanto, manter a rotina de escovar duas vezes por dia pode ser suficiente.

 

Escovar os dentes rapidamente
A escovação bem feita é aquela que desmancha a placa bacteriana. Algumas pessoas farão isso mais rápido do que outras. Uma questão importante de se mencionar é que uma dieta rica em açúcar (isso vale tanto para sólidos como líquidos) favorece o acúmulo mais rápido de placa e a formação de uma placa mais aderida aos dentes. Portanto, pessoas que consomem pouco ou quase nada de açúcar têm uma escovação mais fácil.

 

Não usar fio dental
O fio dental é importante para desmanchar a placa que se acumula entre os dentes. Usado adequadamente uma vez por dia é suficiente.

 

Não limpar a língua
A limpeza da língua é importante para evitar mau hálito. Pode ser feita com a escova ou com limpadores específicos que são encontrados facilmente nas drogarias.

 

Usar pasta de dente sem flúor em crianças
É importante alertar aos pais de que crianças que usam pasta de dentes sem flúor têm risco significativamente aumentado de desenvolver cárie. Crianças de qualquer idade devem usar pasta de dentes com flúor, duas vezes ao dia. Apenas a quantidade dispensada na escova deve ser menor para aquelas que não conseguem cuspir o excesso do produto.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: Terra Saúde

Artigos semelhantes