Você sabia que a saúde do corpo humano não está relacionada somente ao peso e aos índices de substâncias presentes no organismo? É preciso dar atenção a diversos outros detalhes que podem estar passando despercebido e provocando problemas, como os dentes! A saúde bucal é extremamente importante e pode dar indícios de que algo não está indo bem — o sangramento nos dentes pode ocorrer devido a falta de vitaminas, por exemplo.

Este é um dos motivos pelos quais é importante que se cuide dos dentes desde a infância. Evitar alimentos que podem ser vilões e manter uma higienização bucal eficaz auxiliam na prevenção de problemas nas gengivas e dentes, como o tártaro — que pode causar diversas complicações, como periodontite e gengivite.

Afinal, você sabe o que é o tártaro? No artigo de hoje falaremos sobre ele e como evitá-lo. Confira!

O que é o tártaro?

O tártaro é uma camada que se fixa entre os dentes devido aos restos alimentares que não são devidamente retirados com a escovação. Possui cor amarelada e se deposita principalmente na região entre os dentes e a gengiva.

Essa placa bacteriana se origina através dos componentes da saliva e proteínas que acumulam sobre os dentes, formando uma camada viscosa. As bactérias presentes na boca grudam nessa camada, formando a placa. Em casos mais raros o tártaro pode também se formar por conta de um sangramento da gengiva.

Além de ser prejudicial a saúde bucal, ele faz com que os dentes fiquem com um aspecto estético desagradável, devido a sua cor amarelada. As principais causas desse problema são:

• O consumo excessivo de alimentos refinados, acidificantes, ricos em açúcar e gorduras;
  • Má higiene dental, principalmente a escovação sem o uso do fio dental.

Como evitar o tártaro?

Existem diversas maneiras de prevenir o tártaro e evitar que ele traga maiores problemas bucais. Conheça alguns deles:

Higiene bucal

A higiene bucal é essencial! É recomendado escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia ou após as principais refeições. A escovação deve ser feita em todos os dentes, de maneira circular e constante. Além disso, deve-se utilizar o fio dental no mínimo uma vez ao dia — ele elimina os resíduos de comida que a escova não tirou. Fazer enxágue bucal também pode auxiliar na prevenção do tártaro.

Alimentos que previnem o tártaro

Verduras e frutas evitam o aparecimento do tártaro nos dentes. Esses alimentos fortalecem as gengivas e evitam o seu sangramento. Os sucos das frutas ácidas também são ótimos auxiliares na prevenção do tártaro já que eliminam os restos de comida presente nos dentes. Porém, é importante consumir esses tipos de fruta com moderação, pois em excesso elas podem remover o esmalte do dente.

Evitar alimentos que tenham grande quantidade de açúcar, como balas, bolos e doces, também é importante na prevenção do tártaro. Eles são os principais causadores da placa bacteriana e devem ser consumidos de maneira moderada.

Óleo de girassol

Fazer enxágues com óleo de girassol trata problemas bucais e elimina as toxinas presentes na boca, limpando os dentes de maneira profunda. Esse óleo é recomendado especialmente em casos de infecções bucais, placa bacteriana e problemas na gengiva — alguns dos problemas causados pelo tártaro.

Consultar um dentista regularmente e manter sempre os dentes limpos são métodos que auxiliam na prevenção do tártaro nos dentes. Com práticas e ações simples é possível prevenir o tártaro — não deixe de ter uma dentição saudável!

Fonte: Invisalign