Um dos um problemas de saúde bucal mais comuns é o tártaro nos dentes. Ele se caracteriza pelo acúmulo de placa bacteriana que endurece na superfície dentária, formando uma camada grudenta e incolor de micro-organismos.
Para prevenir e eliminá-lo é importante buscar um dentista e redobrar cuidados com a limpeza da boca. Entenda:
O que é tártaro nos dentes?
“Tártaro, as vezes chamado de cálculo, é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. Ele também pode se formar sob a gengiva e irritar a mucosa”, explica a cirurgiã-dentista.
Além disso, a especialista conta que o tártaro proporciona à placa bacteriana um espaço maior e mais propício para seu crescimento, o que pode resultar em problemas mais sérios, como a cárie e a gengivite.
O cálculo dental não só prejudica a saúde dos dentes e das gengivas, mas também é um problema estético, visto que, por ser poroso, absorve manchas com mais facilidade.
Assim, quem se expõe a circunstâncias que aumentam a chance de alterar a coloração dos dentes, como cigarro e consumo constante de café ou chá, deve ter ainda mais atenção quanto à prevenção do tártaro.
Causas de tártaro
Segundo a dentista, a formação de tártaro nos dentes ocorre por causa de alimentação inadequada, falta de higienização ou higienização incorreta.
Entenda cada causa a seguir:
Alimentação
Após comermos, grande parte dos alimentos e bebidas permanece nas nossas bocas por um longo período. Esses resíduos servem de mantimento para bactérias, principalmente se forem açúcares e carboidratos, que produzem ácidos para atacar a superfície dos dentes.
Falta de higienização adequada
A presença de tártaro nos dentes pode significar que a escovação e o uso do fio dental não estão sendo realizados ou estão sendo feitos de maneira incorreta.
Quando isso acontece, a placa bacteriana cresce, assim como as sujeiras, e as bactérias que a habitam podem infectar as gengivas, os dentes, o tecido periodontal e o osso da mandíbula.
Como sei se tenho tártaro nos dentes?
O tártaro nos dentes é facilmente visível caso esteja acima do nível da gengiva.
Ele é caracterizado por uma camada mais escura na base dos dentes, que geralmente é amarelada ou amarronzada, a qual pode ser observada mesmo após a escovação e a utilização de fio dental.
Entretanto, somente um dentista pode confirmar o diagnóstico, assim como realizar o tratamento.
Fonte: Ativo Saúde