Ter dentes alinhados vai muito além da estética!
Pode parecer que não, mas esse desalinhamento pode trazer diversos prejuízos à saúde como um todo, sendo uma questão que merece a devida atenção antes de o problema ficar mais grave.
Mas o que causa esse desalinhamento?
Essa é uma questão que pode ser desencadeada tanto por hereditariedade quanto por outros fatores, como hábitos de infância (chupeta, mamadeira ou chupar dedo), respiração pela boca, certos problemas na arcada dentária devido a traumas, bruxismo, apertamento, perda óssea dentária e até mesmo a ausência de um ou mais dentes.
E em que isso pode afetar?
– Cáries e gengivite devido o acúmulo de tártaro entre os dentes, já que a limpeza acaba sendo mais complicada;
– Dores no rosto, cabeça e ouvidos graças a força errada causada na mandíbula na hora da mastigação;
– Doenças respiratórias e ronco, os dentes tortos, saltados ou desalinhados podem acabar causando uma respiração bucal, refletindo em uma série de complicações e doenças respiratórias;
– Problemas posturais e dores na coluna, os dentes tortos causam um posicionamento incorreto da cabeça que acaba afetando na postura, o que aumenta as chances de surgimento de dores em outras partes do corpo, como joelhos, pés e coluna;
– Mastigação, o desalinhamento dos dentes acaba afetando o modo como a comida é processada, o que pode afetar negativamente os órgãos do aparelho digestivo e também as gengivas, graças a força excessiva que é aplicada na hora da mastigação.
E o que fazer?
Buscar uma avaliação de um ortodontista é o primeiro passo para garantir o seu bem estar estético e corrigir os possíveis problemas que isso reflete.
A partir disso, ele irá traçar uma abordagem que se adeque às suas necessidades e a sua realidade, seja por meio de aparelhos ortodônticos ou medidas preventivas que garantam uma melhor qualidade de vida.