Uma dúvida muito comum das pessoas é sobre a relação com manchas nos dentes e a ingestão de alguns tipos de medicamentos, em especial com os medicamentos antibióticos, por isso, no artigo de hoje, vamos sanar essa dúvida.
Determinados antibióticos como a tetraciclina ou outros antibióticos que são compostos por tetraciclina, podem sim comprometer os dentes de leite da criança desde a gestação. E se utilizados na infância, podem prejudicar a formação dos dentes permanentes.
E como isso ocorre?
A tetraciclina é um composto que reage com a dentina dos dentes que estão se formando, provocando manchas, o grau dessa reação vai depender da quantidade de medicamento que está sendo ingerido pelo paciente e a sua idade.
Além das manchas nos dentes, a tetraciclina também pode provocar danos à estrutura dentária. Esse tipo de antibiótico pode prejudicar a arcada dentária em diferentes fases de sua formação e o nível de alteração de cor, variando de acordo com o uso do remédio e a idade do paciente.
Vale ressaltar que os danos podem surgir até mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes. Isso porque a tetraciclina consegue ultrapassar a barreira placentária, o que possibilita afetar dentes decíduos e permanentes durante a gestação.
O composto não é capaz de agir em dentes já formados. Ele age durante a gestação ou quando os dentes estão sendo formados no útero da mãe ou em crianças até 12 anos de idade, por isso, o uso de antibióticos na fase adulta não causa manchas ou prejuízos à formação dentária.
O grau de escurecimento varia conforme a dose e o tempo de ingestão do medicamento.
Se for ingerido do quarto mês de gestação até o quinto mês de vida, irá afetar (escurecer) os dentes decíduos (“de leite”). Já a ingestão dos quarto mês de vida até os 7 anos de idade, poderá escurecer os dentes permanentes. O escurecimento é classificado conforme as características e severidade da pigmentação:
- Grau I: amarelado claro, castanho ou cinza claro, uniformemente distribuído na coroa dental;
- Grau II: amarelo ou cinza em vários tons;
- Grau III: cinza escuro, com formação de faixas, principalmente na região mais próxima à gengiva;
- Grau IV: 5 faixas escuras.
Existe tratamento para as manchas causadas pelo antibiótico?
O paciente deve ir a um dentista para verificar o grau de comprometimento, o profissional possuirá diversos recursos, de acordo com a necessidade da criança, a fim de melhorar a estética dental. Existem alguns tratamentos simples e práticos que podem ajudar a eliminar as áreas pigmentadas e clarear o sorriso. Entre elas, podemos citar: clareamento dental caseiro, clareamento dental feito no consultório e clareamento com laser e luz ultravioleta.
Principais tipos de clareamento dental
Caseiro
Trata-se da modalidade feita com moldeira de silicone e gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio, ambos indicados pelo dentista. Basta aplicar o gel na moldeira e utilizá-la durante o período recomendado.
O clareamento caseiro é mais demorado para entregar resultados expressivos, em geral, as primeiras mudanças ocorrem em cerca de três semanas. Por isso, é recomendado para pacientes que não têm pressa em notar o clareamento.
No entanto, o clareamento caseiro é excelente para a hidratação do dente, fazendo com que o clareamento seja mais duradouro, em relação a outros tipos de clareamento, que provocam uma desidratação do dente mais acelerada.
Em consultório
Clareamento feito em consultório com gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio, porém em concentrações mais altas, o que acelera os resultados, sendo possível notá-los em três ou quatro sessões. Para realizar esse clareamento dental, o dentista utiliza um material para proteger a gengiva e aplica o gel, deixando-o por cerca de uma hora, dependendo da concentração do produto.
Luz ultravioleta
Modalidade parecida ao clareamento dental a laser, no entanto com utilização de luz ultravioleta para agilizar e maximizar a ação do gel. Além disso, proporciona um benefício extra, a redução da sensibilidade dos dentes, que é bastante comum após o procedimento.
Outras dicas para deixar o sorriso mais branco
- Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries);
- Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo;
- Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries;
- Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que você ou seus filhos bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor;
- Ir ao dentista para exames regulares.