Você já passou por uma restauração de dente? A maioria das pessoas sim, esse é um tipo de tratamento muito comum e tem como objetivo a restauração do dente para o tratamento de cáries e casos de traumas que podem ter afetado o dente. Mas você sabe como é realmente feito esse procedimento?
Confira a seguir mais informações.
Saiba mais sobre o que é uma restauração de dente
O procedimento da restauração conta com o uso de materiais como resinas ou amálgamas, uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com outro metal. Esses materiais são usados para cobrir espaços nos dentes que podem ter sido causados por uma fratura ou na limpeza das cáries. Dessa forma, é garantido a proteção do dente.
É importante ressaltar que uma restauração deve ser feita por um dentista e pode ser usada em outras situações, além de problemas como a cárie.
Conheça como é feita a restauração em situações de cáries
A primeira parte consite na remoção da cárie que pode ser através de uma raspagem, caso ela seja uma cárie recente e superficial. Para isso não é preciso anestesia. Já em casos de cáries mais profundas, será necessário o uso de brocas para a remoção da cárie e em alguns casos, pode ser indicado o uso de anestesia.
Depois, o dentista irá fazer um molde do espaço e usar o material escolhido para fazer a restauração. Para alguns tipos o dentista pode usar um tipo de gel ácido no local e depois aplicar a resina, que é aplicada em camadas e é utilizado um tipo de luz brilhante (geralmente de cor azul) para fortalecer o material.
Por último, é só polir o dente para que ele fique liso e não incomode ao fechar e fazer a mastigação.
Em que situações é recomendada a restauração do dente?
A restauração do dente é muito comum em situações em que o paciente apresenta casos de cáries, mas você sabia que ela pode ser usada para outras situações? Veja:
Diastema: O diastema é o nome dado para casos de pessoas que possuem dentes separados. Esse é um problema mais estético, mas em crianças, a separação dos dentes pode causar problemas fonéticos além de dificuldade de entonação.
Desgaste ou bruxismo: O bruxismo é uma disfunção em que a pessoa pode ter o hábito de ranger os dentes, principalmente enquanto está dormindo. Esse é um problema mais comum do que se imagina e pode causar o desgaste dos dentes e pode ser indicada a restauração.
Correção da cor: Geralmente para esse procedimento, o clareamento dental é o mais conhecido, mas a restauração também pode ser utilizada para fins estéticos.
Quanto tempo dura a restauração?
Isso vai depender muito do tipo de material utilizado e qual foi o procedimento que o dentista utilizou. Em média a duração é de 10 anos, mas para garantir uma boa durabilidade e acompanhar para garantir que está tudo bem, a visita ao dentista deve ser realizada por pelo menos de 6 em 6 meses.