Aprendemos desde cedo que a respiração é o processo vital para o organismo e para o bom funcionamento da nossa saúde física e mental. A respiração através das vias nasais tem como principal função umidificar, aquecer e proteger as vias aéreas, no entanto, a respiração também pode ser realizada através da boca e esse é um hábito muito comum nas pessoas que pode trazer sérios riscos à saúde bucal e ao organismo como um todo.
Ao respirar pela boca a pessoa conseguirá ter uma vida normal, pois o ar continua a entrar e sair dos pulmões, porém, a longo prazo pode ocasionar alterações na anatomia do rosto, afetando a posição da cabeça, lábios e língua, além disso, uma respiração errada pode entortar os dentes, causar gengivite e, até mesmo, oxigenar o cérebro com o ar que entra pela boca, prejudicando sua saúde cognitiva.
Alguns dos sinais e sintomas que podem ajudar a identificar uma pessoa que respira pela boca são: lábios frequentemente afastados, flacidez do lábio inferior, acúmulo excessivo de saliva, tosse seca e persistente, boca seca e mau hálito, diminuição do olfato e do paladar, cansaço fácil ao realizar atividade física, realização de muitas pausas enquanto come e roncos durantes o sono.
O diagnóstico e o tratamento da respiração bucal devem ser realizados por profissionais que trabalhem em conjunto para identificar a causa desse transtorno, por isso, é importante a consulta com médicos, dentistas e fonoaudiólogos para obter o direcionamento correto e assim evitar consequências a longo prazo.