Você sabia que o primeiro dentinho do seu bebê já precisa ser higienizado com escova de dente de cabeça pequena e cerdas bem macias, sem a necessidade de creme dental? E que nesse momento também é importante levar o pequeno ao dentista? A falta de limpeza bucal nessa fase pode resultar em cárie, mesmo no dente de leite, viu papais? E cárie não tratada pode deformar ou manchar os dentes permanentes. Com certeza você não quer isso pelo seu filho, certo?

A dica dos dentistas em geral é que a criança se acostume com essa rotina desde cedo, ficando menos resistentes ao momento. Então, comece a limpar a gengiva dos pequeninos desde o nascimento, especialmente após as mamadas. O processo é bem simples! Use uma fralda de algodão ou gaze umedecida em água filtrada para retirar o excesso de leite da boca. Outra opção para fazer essa limpeza é usar uma dedeira, que você encontra facilmente em farmácias.

O primeiro dente costuma nascer a partir dos seis meses. Nessa fase, é comum a criança ficar “chatinha” por causa de dor. É normal! Para aliviar o desconforto, a dica é oferecer alimentos e bebidas frias, utilizar colheres resfriadas durante as refeições e deixar a criança brincar com aqueles mordedores que têm água dentro e vão à geladeira.

Por volta dos dois aninhos, com todos os dentinhos de leite na boca, os pequenos começam a querer escová-los sozinho, certo? Antes de pânico ou neura porque ele não vai conseguir, tenha duas escovas diferentes em casa: uma para a criança e outra para você ou qualquer adulto completar a higiene. Ah, e não se esqueça de que a escova infantil também precisa ser renovada, viu? Quando as cerdas estiverem aberta, é hora de substituir.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: R7

Artigos semelhantes