No último dia 21 de junho, dia da música, ocorreu uma manifestação na França que ficou conhecida como Fête de la Musique, um marco cultural na história do país. Essa manifestação foi na verdade, uma festa, que teve sua primeira edição realizada em 21 de junho de 1982 em Paris pelo idealizador Maurice Fleuret (1932-1990).
No entanto, por questões culturais e regionais, o dia da música é comemorado também no dia 1° de outubro, que foi proposto pelo grande músico Yehudi Menuhin (1916-1919) que em determinada época, tomou a iniciativa de implementar a comemoração neste dia. Outra data que também é legal mencionar, é o dia 22 de novembro que especificamente é o Dia do Músico, data que é dedicada à Santa Cecília, protetora dos músicos e da música, que no entanto alguns também considerem o dia da música.
Muitas informações interessantes não é mesmo? Mas para você que trabalha com odontologia, já imaginou como a música pode te ajudar na prática? Sabemos que por diversas vezes, alguns pacientes sentem um receio enorme ao retornar ao consultório, justamente por esse ambiente que envolve ele, principalmente aquele “barulhinho de aparelhos”. Para facilitar esse entrave dos pacientes, a música durante as consultas pode ser uma aliada importantíssima e extremamente eficaz.
Diversos estudos comprovam isso, quando as ondas sonoras musicais penetram em nossos ouvidos, nosso cérebro responde de uma forma automática, geralmente de acordo com o ritmo do som. Se for alegre, sentiremos naturalmente nosso astral melhorar. Por isso, procure músicas alegres, suaves e tranquilas para te auxiliar.
Logicamente você pode optar por músicas de seu gosto, mas que tal acertar a música preferida do paciente? Acredite, não é muito difícil, em consultas periódicas, você pode criar o hábito de conversar sobre isso com seu paciente e, para a surpresa dele, em sua próxima consulta você pode preparar uma playlist especial com as músicas preferidas dele! Já imaginou a surpresa, satisfação e aquela sensação de bem-estar que ele vai sentir? Esse tipo de atendimento cria uma aproximação enorme com o cliente e uma fidelização extraordinária!
Fonte: Dental Cremer