O USO DO FIO DENTAL E A ESCOVAÇÃO COM CREME DENTAL GARANTEM LIMPEZA COMPLETA.

A placa bacteriana começa a se formar na superfície do dente algumas horas depois da última higienização. E, se você ficar mais de 24 horas sem removê-la, a gengiva começa a ser exposta a seus efeitos negativos.

TÁRTARO

“O tártaro pode ser mais facilmente compreendido como a ‘calcificação’ da placa bacteriana na superfície do dente”, explica o profissional. O tártaro não agride somente os tecidos gengivais, como também pode chegar aos tecidos que envolvem o dente.

HIGIENE

Dentista ressalta que a higienização correta é a principal forma de evitar o acúmulo da placa bacteriana e o surgimento do tártaro. Escove os dentes com creme dental após as refeições e não esqueça do fio dental para uma limpeza completa.

ALIMENTAÇÃO

Uma dieta baseada em verduras, legumes e frutas é mais saudável não só para a saúde bucal, mas para o organismo em geral. Em geral, seus resíduos podem ser removidos com maior facilidade.

MEDICAMENTOS

O uso de medicamentos que contenham açúcar em sua composição ou que produzam redução do fluxo salivar requer um cuidado redobrado na higienização. Tanto o açúcar quanto a diminuição da saliva estimulam o desenvolvimento da placa bacteriana.

PREVENÇÃO

Além da higiene completa, as visitas periódicas ao dentista são necessárias para fazer uma limpeza profissional e evitar o acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

CONSEQUÊNCIAS

A falta de cuidado com a placa bacteriana e o tártaro pode causar retração gengival, perda de tecidos de sustentação dos dentes, mobilidade dental e, inclusive, a perda do dente.

TRATAMENTO

Para o tártaro já instalado, a recomendação é procurar um dentista para realizar os procedimentos de raspagem e polimento dos dentes afetados.
Fonte: MSN Saúde