Segundo o Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças na faixa dos cinco anos de idade tem ou já tiveram cáries. Embora os dados sejam um pouco assustadores e o problema se mostre mais comum do que imaginávamos, alguns cuidados muito simples podem ajudar os pais no combate a esta estatística.
É essencial mostrar às crianças, desde cedo, a importância da escovação. Os pais devem estar sempre atentos a higiene bucal dos pequenos. Também vale recorrer a ajuda do dentista na prevenção do problema. Normalmente, são recomendadas limpezas profissionais a cada seis meses, além da aplicação de flúor. Agora confira algumas medidas que vão ajudar a evitar esse problema:
Orientar é preciso
Crie o hábito da escovação no seu filho. Ensine-o que esta prática deve ser feita diariamente, sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. O fio dental também é indispensável e deve ser inserido nesta rotina, mas, até ter a autonomia necessária, a criança deve contar com ajuda de um adulto nesta tarefa.
As ferramentas certas
Se possível, recorra ao dentista na hora de comprar a primeira escova de dentes do seu pequeno. Embora, elas tragam a faixa etária de uso em suas embalagens, é interessante trocar uma ideia com um profissional a respeito deste assunto. Ele é quem poderá melhor lhe orientar sobre tamanhos e marcas. O mesmo também vale para as pastas infantis. E lembrem-se de trocar a escova de dentes com frequência. Normalmente, as crianças tem a mania de mastigá-las, o que torna seu uso limitado.
Menos doce, por favor!
Crianças que comem muito doce tem mais chance de apresentar cáries sim! O açúcar serve de alimento para as bactérias causadoras do problema, portanto, cuidados com a alimentação dos filhotes são bem-vindos!
Sem demora!
Uma vez notada qualquer alteração nos dentes dos pequenos, o recomendado é levá-los imediatamente ao odontopediatra. Cáries não tratadas não só causam dor, como se agravam, podendo levar a um tratamento de canal ou, até mesmo, a extração do dente.
Fonte: EBC