Previna-se, proteja seus dentes e não deixe que o bruxismo atrapalhe suas noites de sono
Ranger os dentes demonstra que algo não está bem. Pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema e impedir que as complicações comecem a aparecer. “Estudos recentes revelaram incidência de bruxismo em 56% da população brasileira, sendo mais comum em pacientes jovens”, afirma especialistas.
Gustavo Gissoni, 29, só percebeu que rangia os dentes quando a sensibilidade começou a incomodar a ponto de recusar um rodízio na churrascaria. Ao procurar um dentista, descobriu que seu problema já estava um pouco avançado e a saída seria procurar um ortodontista para avaliar o posicionamento da mordida e usar uma placa de silicone para dormir. “Não me adaptei com a placa de silicone, no meio da noite tirava para conseguir dormir”, conta.
Luciana ressalta que tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem os danos. “A intervenção odontológica é fundamental, pois, além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – articulação temporomandibular –e modula a ação da musculatura da mastigação”, diz.
Melhore suas noites
Além de procurar ajuda com um especialista, há formas de melhorar o bruxismo com algumas mudanças na sua rotina e comportamento. Luciana separou algumas dicas para deixar sua noite tranquila, boca relaxado e dentes a salvo.
– Evite o consumo de substâncias estimulantes à noite – café, chá com cafeína, energéticos;
– Não durma com a TV ligada e luz acesa;
– Evite praticar atividades físicas à noite;
– Terapias relaxantes como meditação e ioga podem ajudar;
– Acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios bem como fisioterapias.