O que são as cáries?

As cáries são basicamente deteriorações nos dentes. Este problema é bastante influenciado pelos hábitos de vida de uma pessoa, sendo que o que ela come e como faz a higiene bucal são fatores preponderantes. Além disto, a genética também atua fortemente neste sentido.

As cáries são bem mais comuns em crianças do que em adultos, pois nesta época ainda não sabemos ao certo como cuidar da saúde bucal. No entanto, adultos também estão vulneráveis à condição e devem tomar todo o cuidado.

Quando sofrem de boca seca ou xerostomia os adultos ficam mais predispostos a tanto. Esta é uma doença provocada pela falta de saliva, podendo ser ocasionada por radioterapia, quimioterapia ou pelo uso de medicamentos, por exemplo. As cáries que não recebem o devido tratamento podem destruir um dente e até mesmo matar os nervos da parte central, resultando em um abscesso.

De uma forma geral as cáries são dividas em três tipos diferentes: a coronária, a radicular e a recorrente. Todas elas necessitam de tratamento e é fundamental ficar atento aos sinais enviados para o corpo, de forma a evitar maiores danos.

 

Sintomas da cárie

As cáries coronárias são as mais comuns e costumam a se localizar nas superfícies ou entre os dentes. Já as radiculares surgem à medida que vamos envelhecendo, pois as gengivas tendem a se retrair com o tempo, deixando raízes expostas. As cáries recorrentes surgem geralmente em volta das coroas e das restaurações, devido ao acúmulo de placa.

Para saber se você está com cáries é preciso ir a um dentista, já que elas se formam embaixo das superfícies. Quando comemos carboidratos e não usamos a escova, por exemplo, as bactérias da placa digerem o açúcar ou o amido e transformam em um ácido que corrói os dentes. Com o tempo, a dor vai se tornando insuportável e um mau hálito se torna recorrente. Para evitar este tipo de problema podemos tomar algumas medidas de precaução. Tanto adultos quanto crianças precisam cuidar da saúde bucal. Uma cárie pode incomodar bastante, além de requerer um tratamento um tanto quanto prolongado.

 

Dicas para evitar cáries nos dentes

Segue abaixo algumas dicas para quem quer evitar ter cáries nos dentes:

Faça sempre uso do fio dental depois de todas as refeições, especialmente antes de dormir. O fio dental vai onde a escova de dentes não consegue ir, removendo consideráveis placas bacterianas e restos de comida;
Coma bastante alimentos com fibras, pois eles contribuem para uma boca menos ácida. A cenoura, o pepino, a maça e o rabanete são alguns deles, por exemplo;
Não se esqueça de escovar os dentes depois de beber refrigerantes. A grande maioria deles amolece os dentes, aguarde por volta de 15 minutos para escová-los;
Visite um dentista regularmente, de forma a evitar danos maiores;
Não consuma muitos doces e refrigerantes;
Escove os dentes ao menos 3 vezes por dia;
Faça uso de produtos adequados para a saúde bucal, como enxaguantes, pastas com garantia de qualidade e escovas aprovadas por médicos.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: Saúde Medicina

Artigos semelhantes