Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, são os últimos molares a se desenvolver na arcada dentária, geralmente entre os 17 e 25 anos.  Popularmente, esses dentes são conhecidos como “dentes do juízo”, já que o período de seu aparecimento coincide com a maioridade civil.

Porém, com a evolução da humanidade, os dentes do siso acabaram perdendo sua função em certo sentido.

Isso se deve ao fato de que, com o processo de cozimento dos alimentos para torná-los mais macios e fáceis de consumir, a mastigação e a força da mandíbula se tornaram menos exigentes, fazendo com que muitas pessoas até deixassem de desenvolver os terceiros molares.

No entanto, algumas pessoas optam por realizar a extração desses dentes por recomendação do dentista, pois existem riscos associados a eles.

Quando é indicada a cirurgia de extração do dente do siso?

A cirurgia de extração do dente do siso é indicada quando há um problema relacionado a ele, como dor, inflamação, infecção, mau posicionamento, cárie, lesão na gengiva ou nos dentes adjacentes.

Além disso, em alguns casos, a extração do siso pode ser recomendada como medida preventiva, antes que ocorram problemas mais graves

Como ocorre a cirurgia de extração do siso?

A cirurgia de extração do dente do siso é realizada pelo dentista ou cirurgião-dentista em um consultório odontológico ou hospital. Antes da cirurgia, o profissional geralmente aplica anestesia local para evitar dor durante o procedimento.

Em seguida, o dentista faz uma incisão na gengiva para acessar o dente do siso e, se necessário, remove um pouco do osso que cobre o dente. O próximo passo é retirar o dente, que pode ser dividido em pedaços menores para facilitar a remoção.

Depois que o dente é removido, o dentista limpa a área e aplica pontos de sutura, se necessário. O paciente pode sentir algum desconforto após a cirurgia, que pode ser controlado com analgésicos prescritos pelo dentista.

É importante seguir as instruções do dentista após a cirurgia, como fazer compressas de gelo, evitar alimentos duros e quentes nos primeiros dias e fazer a higiene bucal de forma suave.

Todos os sisos podem ser removidos de uma vez?

A possibilidade de realizar uma única cirurgia existe, no entanto, o cirurgião-dentista é quem vai avaliar e planejar o procedimento, indicando a remoção de dois sisos ou dos quatro de uma vez.

De modo geral, é mais confortável e seguro para o paciente quando apenas dois sisos do mesmo lado são extraídos por vez, uma vez que possibilita que ele tenha um lado para mastigar durante a recuperação.

A cirurgia de remoção do siso é feita com anestesia local?

O procedimento é realizado em consultório odontológico com anestesia local por um cirurgião-dentista, com baixo risco.

Em casos excepcionais em que o dente está mal posicionado e ainda não está aparente para o cirurgião, o grau de dificuldade do procedimento aumenta.

Assim, a cirurgia pode ser programada em ambiente hospitalar e com a necessidade de uma anestesia geral.

Quais os riscos associados a uma cirurgia de extração do siso?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos associados à extração do dente do siso. Alguns dos riscos potenciais incluem:

• Dor, inchaço e sangramento na área da extração;
  • Infecção na boca ou na região da extração;
  • Lesão a tecidos moles, como a língua, lábios ou bochechas;
  • Lesão aos dentes vizinhos ou à estrutura óssea;
  • Problemas de alinhamento dos dentes, especialmente se o dente do siso for removido antes que ele esteja completamente formado.

No entanto, a maioria dos casos de extração de dente do siso ocorrem sem complicações significativas. É importante seguir as instruções do dentista ou cirurgião dentista antes e após a cirurgia para minimizar o risco de complicações.

A cirurgia de extração do siso possui contraindicações?

Existem algumas contraindicações para a cirurgia de extração do dente do siso, como, por exemplo:

• Doenças sistêmicas descompensadas, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias graves, entre outras;
  • Gravidez;
  • Infecções agudas;
  • Alterações de coagulação sanguínea;
  • Pacientes que estão tomando medicamentos que possam interferir na coagulação do sangue, como anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroides;
  • Pacientes que apresentam condições anatômicas específicas, como nervos ou vasos sanguíneos muito próximos aos dentes do siso.

Por isso, é importante que o paciente informe o dentista sobre seu histórico médico completo e quaisquer medicamentos que esteja tomando antes de realizar a cirurgia de extração do dente do siso. O profissional irá avaliar se existe algum risco ou contraindicação para o procedimento.

Cirurgia de extração do siso influencia no alinhamento dos demais dentes?

A cirurgia de extração do siso pode influenciar no alinhamento dos demais dentes, mas isso nem sempre ocorre.

Dependendo da posição do siso e do espaço disponível na boca, a extração pode ajudar a evitar problemas de apinhamento dentário e até mesmo a melhorar a posição dos demais dentes.

Por outro lado, em casos em que a extração do siso não é realmente necessária ou é mal indicada, pode ocorrer um desalinhamento dentário, principalmente na região posterior da boca.

Assim, é importante que a extração seja avaliada e planejada cuidadosamente pelo dentista ou cirurgião-dentista, considerando cada caso individualmente.

Outros Artigos