Férias sem prejudicar a saúde bucal. Parece até uma “Missão Impossível”.

Janeiro, mês de ferias da criançada é sinal de diversão garantida, além de muitas guloseimas deliciosas e tentadoras como sorvetes, batatas fritas, sanduíches, etc. O grande problema é que nem sempre se pode fazer a higiene bucal após comer essas delícias. Porém, há como cuidar da saúde bucal, sem a necessidade de se privar desta diversão deliciosa.

Se a diversão for um piquenique no parque regado a muita brincadeira, sorvetes, doces, etc. a dica é incluir na alimentação bastante água – pois ajuda na primeira limpeza, retirando resido-os, como o açúcar do sorvete, raspadinha, refrigerante e doces, que ajudam na proliferação das bactérias responsáveis pela corrosão do esmalte dos dentes e consequentemente o surgimento da cárie; além do que evita que os resido-os fermentem e gerem maior risco de irritações na boca -, frutas como melancia, maçã ou pera que são ótimas opções, visto que possuem uma base fibrosa que ajuda a remover resíduos superficiais mais grosseiros da boca. Além do mais, essas frutas são ricas em água e ótimas para a hidratação mantendo a boca úmida e os dentes e gengivas mais protegidos.

Algo importante que você pode e deve levar com você e que ajudará a salvar suas gengivas são as escovas interdentais. Elas são fáceis de transportar e ajudam a limpar os vãos dos dentes. Outra carta na manga que você pode ter para estes momentos de diversão durante as férias é a goma de mascar sem adição de açúcar. Estudos já comprovaram que adultos e adolescentes que mascam gomas com xilitol (adoçante) por 10 minutos têm um ganho extra na prevenção de cáries e problemas bucais.

Bem, mas lembrando que estes cuidados não substituem a higiene bucal adequada e recomendada a base do uso da escova de dentes, creme dental, uso do fio dental e enxaguante bucal (sob recomendação do dentista) para manter a boca livre de bactérias.

Há, não podemos esquecer. Com todo este sol do verão, a proteção labial é de suma importância; portanto, usar produtos com fator de proteção solar evita descamação e traumas nos lábios que podem levar a lesões desconfortáveis na boca como as aftas ou rachaduras labiais.

Estando protegidos e tomando os cuidados necessários será possível desfrutar das férias com as crianças sema a necessidade de deixar de curtir as guloseimas deliciosas do verão.

Artigos semelhantes