O cuidado com os dentes, além de garantir um belo sorriso, também contribui para uma saúde melhor
Sorrir, para a maioria das pessoas, é tão natural, que nem se percebe o quanto um sorriso sincero contagia. Gentileza, alegria, flerte, felicidade e zombaria são alguns dos sentimentos expressados com um sorriso, que tem a função de mediador das intenções. Muitas oportunidades de trabalho e negócios são iniciadas com esse ato, que é um grande cartão de visita.
Além disso, vale lembrar, como salienta a cirurgiã dentista, que o sorriso rejuvenesce, pois movimenta mais de 40 músculos do rosto, uma verdadeira academia facial. Diante de tudo isso, fica o alerta da profissional: “como está o seu sorriso? Qual foi a última vez que você foi a um dentista?”.
A profissional lembra que cuidar dos dentes é zelar pela saúde de forma integral. “Dentes bem cuidados evitam o aparecimento de outras doenças que têm na boca a sua principal porta de entrada”, explica. Por isso, a primeira orientação da especialista é fazer visitas periódicas ao dentista. “Nessas consultas, avaliamos como está a saúde bucal por completo, orientando como tratar e prevenir os problemas dentais. O trabalho inclui uma anamnese do paciente, seja ele criança, adulto ou idoso”, explica.
Confira algumas dicas da dentista para garantir a saúde do seu sorriso:
1. Escove os dentes ao menos três vezes por dia e use o fio dental ao menos em uma das escovações. Resíduos deixados na boca ocasionam infecções, a exemplo da gengivite.
2. Escolha uma escova de cerdas macias e cabeça pequena. Assim, ela vai se encaixar mais facilmente entre os dentes.
3. Pasta dental é importante, mas seu uso deve ser moderado. Uma gota do tamanho de uma ervilha é a quantidade ideal.
4. O sorriso superbranco dos comerciais de televisão é o sonho de muita gente, mas os clareadores só devem ser utilizados com orientação do dentista. O uso indevido pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais frágeis e suscetíveis à quebra.
5. Alimentos que contêm cafeína podem manchar ou escurecer os dentes. Entre eles estão chá preto e café.
6. Outro alerta é para o cigarro, que escurece os dentes, causa mau hálito e a fumaça provoca doenças gengivais.
7. Os alimentos muito duros, como amendoim japonês e milho de pipoca, podem quebrar os dentes ou as obturações. Então, consuma-os com moderação.
8. Não adie o uso do aparelho ortodôntico. Independente da idade, se seus dentes são tortos, a melhor hora para arrumá-los é agora.
9. A ausência de dentes acarreta problemas na mastigação. Por outro lado, graças à evolução dos tratamentos odontológicos é possível fazer implantes e próteses dentárias, que se tornaram mais acessíveis, confortáveis e funcionais.
10 . Coloque em sua agenda a visita, ao menos a cada seis meses, ao dentista. Depois de seguir essas dicas, compartilhe sorrisos!
Fonte: Folha Vitória