Muitas pessoas usam aparelhos para ajudar a corrigir e endireitar os dentes, mas manter os dentes limpos com ele é um tremendo desafio. Seja cuidadoso ao escolher uma escova de dente e ao escovar entre o vão do aparelho com os dentes. É possível ter uma boca impecável e usar aparelho ao mesmo tempo!
1. Compre uma escova especial para aparelhos. Já que eles são ferros na sua boca, use uma escova (ou escovas) adequada. Compre uma comum e uma para aparelhos (a ponta dela lembra um aplicador de máscara para cílios) para que ela entre nesses vãos.
- Compre uma escova comum com cerdas macias.
- O tamanho e formato dela devem ser adequados à sua boca, o que facilita alcançar todas as áreas.
- Compre uma escova para aparelho. Isso facilitará a limpeza entre um suporte e outro.
- Troque escovas esgarçadas ou substitua a sua a cada três ou quatro meses.
2. Prepare sua escova. Deixa-a sob água corrente e coloque uma bolinha de pasta de dente nela.
Isso garante uma limpeza mais eficaz dos seus dentes, aparelho e cavidade bucal.
- Use creme dental com flúor. Ele pode ajudar a fortalecer os dentes e eliminar a placa, que pode se acumular em torno de aparelhos higienizados de maneira incorreta.
- O aparelho pode deixar os dentes mais sensíveis, então procure uma pasta com flúor formulada para diminuir a sensibilidade.
3. Separe o escovar em quatro partes. Separe a boca em quadrantes (superior, inferior, esquerdo e direito) para escovar. Estabelecer partes pode ajudar você a ter certeza de que todas as superfícies estão limpas direito.
- Escove primeiro qualquer parte que preferir ou for mais confortável.
- Escove a língua e o céu da boca também.
- Segure a escova a um ângulo de mais ou menos 45º e faça uma pressão suave. A escova deve se manter em contato com os dentes e a linha da gengiva.
- Escove da superfície exterior para a interior do dentes com movimentos curtos, repetindo o processo em cada parte da boca.
- Escove as superfícies interiores dos dentes da frente inclinando a escova verticalmente e fazendo movimentos para cima e para baixo.
- Preste atenção nas superfícies entre os suportes do aparelhos, onde a placa pode se acumular.
- Escove as superfícies de mastigação, sua língua e o palato mole esfregando gentilmente para frente e para trás.
4. Use a escova para aparelho. Assim que terminar de usar a escova convencional, use a de aparelho. Isso ajuda a limpar entre os suportes individuais de forma mais eficiente, caso esteja preocupado que a escovação comum não seja o suficiente.
- Escove dois dentes por vez.
- Insira a escova pelo topo do arame entre dois suportes e então repita por baixo.
5. Passe fio dental nos dentes. Todas as vezes que escová-los, tire um tempo para passar fio dental, também. Já que é muito fácil que restos de comida fiquem presos nos dentes com aparelho e acumulem placa, o fio pode ajudar a removê-los.
- Remova cerca de 45 cm de fio. Enrole em volta dos dedos médios.
Pegue o resto e enrole em torno dos polegares e indicadores. - Passe o fio suavemente entre o topo do dente e a gengiva e o arco de arame principal do aparelho.
- Faça um suave movimento de serra na lateral de cada dente.
- Pergunte ao seu ortodontista se há algum tipo específico de fio que deveria usar.
- Tente usar aparelhos que limpam os dentes com jatos de água se não gostar de passar fio dental ou se o dentista sugerir.
6. Use um antisséptico bucal. Enxágue a boca com enxaguante depois de escovar e passar o fio dental. Estudos mostram que usar este produto pode diminuir a ocorrência de placas, que é um ponto chave para quem tem aparelho. Ele também pode limpar partículas de alimentos ou bactérias.
- Agite o antisséptico bucal dentro da boca.
- Compre um antisséptico com clorexidina, que muitos profissionais em saúde bucal recomendam. Os enxaguantes que contém álcool podem ressecar a boca e causar mau hálito.
Fonte: Wiki-How