O que as mulheres grávidas devem saber:

Se você estiver grávida, deve informar a seu dentista sobre os primeiros sintomas de doença das gengivas. As mulheres grávidas têm maior risco de sofrer doenças periodontais, porque o aumento dos níveis de progesterona que chegam com a gravidez provoca uma resposta exagerada à placa bacteriana. Como resultado, as mulheres grávidas têm maior propensão a desenvolver gengivite, inclusive seguindo uma rotina de cuidado bucal consistente.

A gengivite é mais comum durante os primeiros dois a oito meses de gravidez. Fale com seu dentista quando estiver gravida, já que ele ou ela poderiam lhe recomendar revisões dentais mais frequentes durante o segundo trimestre, ou iniciando o terceiro, para ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.

Além do mais, ter uma alimentação balanceada durante a gravidez lhe ajudará a promover a saúde dental e principalmente a saúde para você e seu bebê. Os dentes do bebe começam a se desenvolver entre os três e seis meses de gravidez, por isso deve se certificar de estar ingerindo suficiente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas.

Existe o mito de que a mulher grávida irá perder o cálcio dos dentes se não ingere suficiente cálcio na sua dieta durante a gravidez. De fato, se houver perda de cálcio originada pela ingesta inadequada de cálcio, ela ocorreria nos ossos, não nos dentes. Porém inclui alimentos ricos em cálcio na sua dieta durante sua gravidez, seus ossos e dentes, bem como os de seu bebê, serão mais sadios e fortes.

Fonte: Oral B