Diante de tantas marcas e cores de pastas de dente, não é fácil saber qual é a melhor opção para nós.

Elas obviamente têm como objetivo principal ajudar a limpar os dentes durante a escovação, mas também podem trazer outros diferentes benefícios para a saúde dental.

Quem tem uma boca saudável não deve usar o mesmo tipo de produto que alguém que sofre de gengivite ou sensibilidade nos dentes, por exemplo.

Juan Carlos Llodra, professor titular de Odontologia Preventiva e Comunitária da Universidade de Granada e diretor-executivo do Conselho Geral dos Médicos Dentistas da Espanha, explicou à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, o que deve ser levado em conta ao comprar uma pasta de dente. Confira:

 

Prevenir as cáries

Se você tem uma boca saudável e quer apenas prevenir cáries, faça a higiene oral com frequência e use uma pasta de dente contendo flúor.

Essa substância ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes, fortalecendo-os e removendo a placa, fazendo assim que as bactérias não possam perfurá-lo.

Mas para isso, segundo o especialista, é essencial que a pasta de dente tenha uma quantidade superior a 1 mil partes por milhão (ppm) de fluoreto.

“Cremes dentais que têm pouco flúor, abaixo de 1 mil ppm, são inúteis”, alerta Llodra.

“Dessa forma, escovar os dentes com ou sem esse tipo de pasta de dentes é a mesma coisa”, diz.

Na opinião de Llodra, o mais comum é que o produto tenha concentração de 1500 ppm de fluoreto.

Ele ainda aconselha seus pacientes a não lavar a boca após a escovação, pois a água retira o flúor, reduzindo seu efeito. A recomendação é somente cuspir a pasta de dentes.

 

Aliviar a sensibilidade

Se você sente dor ao comer alimentos ou ingerir bebidas quentes ou frias, é porque tem sensibilidade nos dentes.

Tal problema pode ser tratado com pastas de dentes específicas.

“A sensibilidade dentária é um sinal de que o esmalte está desgastado”, afirma Llodra.

Ele explica que esse tipo de creme dental contém substâncias que obstruem os poros espalhados pela dentina e que ligam os nervos aos dentes, causando reação às mudanças de temperatura.

 

Doenças periodontais

A gengivite é uma doença oral bacteriana que geralmente provoca inflamação e sangramento nas gengivas.

Segundo Llodra, o paciente precisa de uma ajuda adicional quando esse problema aparece.

Nesses casos, é necessária uma pasta de dentes mais potente, que, além de flúor, contenha algum antisséptico mais potente, como o triclosano.

 

No entanto, “esses cremes dentais são destinados a tratar um problema específico e não devem ser utilizadas por mais de duas semanas consecutivas. Se o problema persistir, você deve consultar um dentista”, alerta Llodra.

“Na maioria das vezes, é um problema trivial, de fácil solução, mas há certas doenças graves, como a leucemia, que têm a gengivite como um dos sintomas.”

Dentes mais brancos

Ter dentes brancos está cada vez mais popular. Por isso, muitas pessoas optam por branqueá-los usando pastas de dente específicas.

Mas, aparentemente, elas não são muito eficazes quando usadas sozinhas.

Segundo Llodra, pastas de dente com essa finalidade são recomendadas apenas para complementar o clareamento dental realizado em consultórios odontológicos.

Esse tipo de creme dental, que têm como principais componentes o peróxido de carbamida e o bicarbonato de sódio, facilita também a remoção de manchas causadas pelo café, cigarro e outras substâncias.

Seu uso excessivo pode, entretanto, sensibilizar os dentes.

 

Fonte: BBC Brasil

Artigos semelhantes