Segundo o Hospital da Face, cerca de 40% dos brasileiros sofre com a sensibilidade dental, que nada mais é do que a dor ou “choque” ao ingerir alimentos ou líquidos muito gelados, muito quentes, ácidos ou muito doces.

A sensibilidade nos dentes atinge principalmente pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Em casos mais graves, o simples ato de escovar os dentes, fazer bochecho com água gelada ou passar fio dental podem trazer desconforto.

Algumas causas da sensibilidade dentária são:

• Presença de cáries;
  • Gengivite → inflamação na gengiva;
  • Retração gengival → a exposição das raízes causada pelo desgaste da gengiva;
  • Bruxismo → o hábito de ranger, apertar ou comprimir os dentes, que normalmente ocorre durante o sono, mas há casos de bruxismo diurno;
  • Escovação incorreta → a utilização de um creme dental muito abrasivo, uma escovação muito agressiva ao esmalte do dente ou desgaste por escovar os dentes muito mais do que o necessário.
  • Desgaste do esmalte → causado pela ingestão de alimentos ácidos, que causam a exposição da dentina.

A principal causa da sensibilidade nos dentes é o desgaste do esmalte do dente. Com essa erosão, ocorre a exposição da dentina, que é uma camada porosa conectada ao nervo central do dente (polpa), que reagem ao contato com certos alimentos e bebidas, causando desconforto e dor aos pacientes.

Apesar de muito desconfortável, muitas pessoas ignoram a dor por “se acostumarem” a ela, ou por não saberem que há diversas formas de tratamento, mas a falta de tratamento pode acarretar em problemas mais graves, como a periodontite.

Tratamento

O tratamento pode ser realizado pelo próprio paciente através da mudança de alguns hábitos ou combate direto às causas da sensibilidade, mas, antes de qualquer atitude, recomenda-se uma consulta com o seu dentista, que poderá propor algum dos tratamentos a seguir:
• Aplicação de verniz de flúor em dentes sensíveis para fortalecê-lo;
• Prescrever um creme dental especial com alta concentração de flúor para fortalecer os dentes sensíveis, para uso diário;
• Descobrir a causa da sensibilidade e propor tratamento específico;
• Em casos mais graves, pode-se solucionar através de procedimento cirúrgico, restaurando as áreas que perderam esmalte com uma substância seladora.
• Usar uma escova de cerdas extra macias e pontas arredondadas para evitar a erosão dos dentes;
• Escovar de maneira correta, segundo recomendação do seu dentista, nunca mais que o recomendado;
• Utilizar um creme dental formulado para dentes sensíveis, rico em flúor;
• Não faça soluções caseiras para redução da dor, como as que são a base de bicarbonato de sódio. Consulte seu dentista antes de utilizar qualquer produto nos dentes;
• Tratar diretamente as causas da sensibilidade, caso sejam cáries, retração gengival ou bruxismo;
• Evitar bebidas ácidas como refrigerantes, energéticos, isotônicos, sucos ácidos (de frutas como laranja, limão e abacaxi) e vinagre como tempero de saladas;
• Evite o uso de clareadores ou produtos dentais sem indicação de seu dentista, pois eles podem ser abrasivos e agravar o problema.

Fonte: Invisalign