O mecânico Flávio Muniz, 27 anos, descuidou da sua saúde bucal e passou cerca de cinco anos sem ir ao dentista. Ele tinha percebido que estava com cáries, mas a correria da sua rotina de trabalho o fez deixar os cuidados consigo um pouco de lado. Isso não ajudou. Tempos depois, um problema que era simples de ser resolvido se transformou em algo mais complexo, o que tornou o reencontro com o dentista inevitável.
Flávio precisou se submeter a um tratamento de canal, o que acabou sendo mais desgastante, doloroso e dispendioso. “Se eu tivesse me cuidado antes não precisaria ter passado pelo que passei. Não tem como voltar atrás e fazer diferente, mas eu aprendi a lição”, comentou o mecânico, que trabalha em uma oficina de motos em Campina Grande.
É por conta de situações como essa que a cirurgiã-dentista alerta sobre a necessidade de se manter em dia a saúde bucal. “Fazer o check-up odontológico é importante porque a saúde do corpo começa pela boca. No check-up o paciente é avaliado em um contexto mais amplo que o convencional para se detectar além das alterações dentárias e gengivais, outras relacionadas a hábitos e posturas”, pontuou.
A dentista também destacou que a maioria dos problemas que surgem a partir do check-up são facilmente solucionados quando detectados precocemente, o que só é possível com a visita regular ao dentista.
“Quem não faz o check-up regularmente corre o risco de um problema de fácil resolução se tornar complexo, ou seja, uma cárie evoluir para um tratamento de canal ou a perda de um dente. Ou uma inflamação gengival inicial evoluir para uma periodontite com perda óssea e dentária. A cárie e a inflamação gengival podem surgir mesmo com uma boa higienização diária”, alertou.
Além dessas alterações, podem surgir também manchas, descalcificações, halitose, hipersensibilidade dentária, lesões e tumores na cavidade oral.
“É importante conscientizar as pessoas da importância e atenção para com a saúde bucal, visto que esta também influencia a saúde do corpo. Um sorriso saudável é facilmente percebido. Além do que da boca vai depender uma boa mastigação, deglutição e fonação, funções importantíssimas para o organismo”, concluiu a profissional.
Fonte: Paraíba Online