Se você acorda com dor de cabeça ou zumbido nos ouvidos, talvez sofra de bruxismo – transtorno causado, sobretudo, pelo estresse e que pode piorar nesta época do ano.

 

O bruxismo pode provocar retração gengival, problemas periodontais, perda de tecido ósseo e até dos dentes.

 

Magia negra? Nada disso! Bruxismo é o ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária enquanto dormimos. De acordo com pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, 80% das pessoas terão o problema em algum momento da vida, mas só uma parte delas vai reconhecê-lo, já que o esfrega-esfrega das arcadas é inconsciente. As causas geralmente estão relacionadas ao desalinhamento dos dentes — o que sobrecarrega a articulação —, e a distúrbios emocionais, como o estresse. Também entram na lista alergias, deficiências nutricionais, tratamentos dentários, predisposição genética e o uso de drogas. Os sintomas são dores de cabeça, estalo nas articulações ao mastigar, zumbido nos ouvidos e sensibilidade nos dentes. Segundo especialistas, o bruxismo precisa ser tratado para evitar retração gengival, problemas periodontais, perda de tecido ósseo e até dos dentes. Saiba a seguir como parar (ou prevenir) o ruído.

 

Durma bem
É importante investir em hábitos que garantam um descanso tranquilo e profundo. Algumas dicas: evite café, chocolate e remédios com cafeína, que têm ação estimulante; fuja do álcool e do cigarro pelo menos seis horas antes de ir para a cama; e dispense refeições pesadas à noite, principalmente perto da hora do sono.

 

Tranquilize a mente
O instrutor de ioga e meditação ensina uma respiração pausada para tranquilizar a mente antes de dormir. Faça assim: sente-se numa cadeira ou numa almofada firme no chão, deixe a coluna reta e feche os olhos. Depois comece a observar a sua respiração atentamente — inspire contando até três e expire contando até seis. Mantenha esse ritmo por aproximadamente cinco minutos e… você vai dormir com os anjos!

 

Visite o dentista
Você não tem certeza se está cerrando os dentes? Então consulte um dentista — o profissional consegue detectar o bruxismo com um simples exame clínico. Atualmente, a melhor forma de controlar o problema é usar uma placa de resina, que protege os dentes e a musculatura.

 

Bebida antiestresse
Para diminuir o estresse e, consequentemente, espantar o bruxismo, a nutricionista sugere uma bebida para você tomar em momentos de fúria, o suchá. A receita rende 1 copo e soma 107 calorias.

Ingredientes
– 1 copo de água
– 1 colher (sobremesa) de camomila
– 1 colher (sobremesa) de melissa
– 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
– 1/2 colher (sobremesa) de mel
– 1 cubo de gelo

Preparo
Aqueça a água e, assim que ferver, desligue o fogo e junte a camomila e a melissa. Tampe o recipiente, deixe em infusão por cinco minutos e coe. Bata no liquidificador com os outros ingredientes e coe novamente. Beba em seguida.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: MdeMulher

Artigos semelhantes