O dono de um sorriso bonito tem mais chances de ser efetivado em um trabalho na área comercial.

Essa é a constatação de uma pesquisa acadêmica feita por um dentista brasileiro e publicada na revista americana de odontologia “American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics”. O estudo levou em conta dados de cem responsáveis por contratações no comércio.

Segundo a pesquisa, pessoas com “sorrisos ideais” são vistas como mais inteligentes e têm maior chance de encontrar um emprego, quando comparadas com profissionais com a mesma capacidade, mas sem um sorriso bonito.

A pesquisa é de autoria do dentista e professor universitário Matheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ele mostrou aos responsáveis por contratações fotos das mesmas pessoas, fazendo apenas uma correção digital no sorriso.

Para Pithon, o fato de se resolver empregar quem tem o sorriso mais bonito mostra também um preconceito implícito na sociedade. “Acaba que o mais bonito é tido como o melhor”, comentou o professor. Ele  negou haver conflito de interesse entre a profissão que exerce e a pesquisa.

Para o professor, o sorriso só não seria levado em conta em empregos sem contato direto com o público, como o trabalho rural.

Pithon disse que a ideia de fazer a pesquisa nasceu em 2013, ao observar fotos antigas de Tom Cruise, quando o ator tinha os dentes da frente falhados. “Será que ele conseguiria chegar a ser um astro do cinema com esses dentes?”, questiona.

 

Fonte: UOL Economia

Artigos semelhantes