Descobriu que precisa usar aparelho de dente, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto? Não tem problema! Enquanto a visita ao dentista não chega, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos conosco!

Essas dúvidas são naturais. Afinal de contas, tendemos a nos informar sobre aparelho de dente somente diante de alguma necessidade na correção dos dentes, não é mesmo?

Pois então relaxe e aproveite esta leitura, que reúne 5 dúvidas esclarecidas sobre o aparelho de dente. Confira!

1. Dói instalar e usar aparelho de dente?

A verdade é que a manutenção realmente movimenta os dentes, o que causa a sensibilidade na dentição, sim.

Hoje em dia, entretanto, existem diversas alternativas ao aparelho fixo convencional, que causa tanto medo nos pacientes, e que torna todo o uso muito mais cômodo. Já se informou um pouco mais sobre esse revolucionário aparelho de dente?

Agora, para instalar o aparelho de dente, cada caso é um caso. Em geral, há o natural desconforto causado pelas mãos do dentista trabalhando no interior da boca do paciente, mas o processo tende a ser tranquilo.

2. Aparelhos removíveis são melhores?

Temos evidências de que sim. Além de ser mais prático, podendo retirá-lo durante a alimentação ou a higienização dos dentes.

Ou seja: uma solução personalizada, o que torna todo o processo mais ágil — dependendo da disciplina do paciente, com relação ao uso do aparelho e dente, é claro.

3. Devo tomar cuidado com a alimentação?

Estamos falando de produtos frágeis, no caso de aparelhos fixos, como os braquetes, por exemplo. E, por isso, muitas pessoas evitam comer alimentos duros, sim.

4. Necessito de escovas especiais?

Novamente, casa caso deve ser analisado individualmente. No caso de aparelhos fixos, a higienização dos dentes é mais complicada, tendo muitos locais com acesso dificultado.

Com aparelhos removíveis, a história é outra. A escovação é natural, com a escova mais indicada para você — para saber qual é a mais adequada, certifique-se com o seu dentista —, tornando a prática igual ao que era antes do aparelho de dente.

5. Aparelho de dente dá mau hálito?

O aparelho, em si, não tem como criar mau hálito no seu usuário. O que é bastante comum, entretanto, é o desenvolvimento da halitose exclusivamente quando a higienização dos dentes não é realizada de maneira eficiente.

Isso ocorre porque o acúmulo de resíduos se transforma em tártaro e, posteriormente, em placa — uma das causas principais para o mau hálito nas pessoas.

Por isso, não se pode culpar especificamente o aparelho de dente como causador do mau hálito.

Fonte: Invisalign