Manter dentes e gengivas limpos e saudáveis é fundamental não somente para a saúde bucal, como também para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários e preventivos evitam principalmente as três doenças bucais mais comuns e que resultam em perda dentária, cárie, gengivite e periodontite.
A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Se não tratada em seu estágio inicial, pode-se atingir a polpa e a raiz dos dentes.
A gengivite é uma fase inicial da doença periodontal . É uma inflamação reversível da gengiva causada por placas bacterianas que se acumulam nos dentes.. Se não for tratada no seu estágio inicial, evolui para periodontite.
A periodontite, é o estágio mais avançado da gengivite e que afeta toda estrutura de suporte dos dentes. Ela surge devido ao acumulo de tártaro que se formam a partir das placas bacterianas. Ao progredir, leva à perda da estrutura óssea em consequência, perda dentária.
Qual é a causa dessas doenças
A higiene oral inadequada ou ausente é a principal causa dessas doenças.
Como preveni-las
A prevenção é a maneira mais adequada de cuidar da saúde bucal. Uma boa escovação e o uso correto do fio dental evitam que os problemas dentários se tornem mais graves. Seguem algumas dicas:
- Evite alimentos açucarados e ricos em amido;
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva;
- Use antissépticos ou enxaguantes bucais com flúor;
- Beba bastante água para estimular a produção de saliva;
- Visite o dentista a cada seis meses para limpezas e exames
Fonte: Na Pauta Online