Embora o senso comum diga o contrário, a perda da dentição na velhice não deve ser vista com naturalidade. Veja as nossas dicas para manter a saúde da boca e dos dentes em dia

Metade dos idosos brasileiros não possui dentes e cerca de 90% deles precisam passar por algum tratamento odontológico. Mesmo assim, 65% acham um desperdício de tempo ir ao dentista. Mas especialistas garantem que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde bucal. “Apesar das diversas mudanças que a boca sofre nessa idade, uma boa limpeza afasta a maioria dos problemas, de mau hálito a periodontite”, ressalta o especialista. Veja abaixo dicas para espantar encrencas em dentes, língua e gengiva.

Cuidado extra na limpeza

É normal que o espaço entre os dentes aumente. Além do fio, vale passar uma escova interdental de cerdas macias nessas aberturas.

Medicamentos atrapalham

Certos remédios diminuem o fluxo de saliva, o que prejudica a limpeza natural da cavidade. A troca do fármaco pode resolver a questão.

E quem usa dentadura?

Capriche na higiene e coloque a prótese em um copo com água na hora de dormir. A vida útil dos dentes postiços é de apenas dez anos.

 

Fonte: Abril Saúde

Artigos semelhantes