Se você usa prótese saiba que:
O fato de ter uma prótese total (dentadura) não significa que você não precisa mais ir ao dentista. Como você já viu há muitas outras coisas para se observar na boca.
A prótese não é eterna, necessita de manutenção e ser trocada periodicamente.
O sucesso dela depende do seu cuidado com a limpeza e manutenção.
Como devo cuidar das minhas próteses?
Se a sua prótese é móvel (prótese total – dentadura ou prótese parcial removível – ponte):
- Em local bem iluminado, após se alimentar, lave as mãos e a retire com cuidado.
- Se possível coloque uma toalha em baixo como apoio caso ela escape de sua mão. Pode-se deixar a pia com um pouco de água, mas é melhor usar a toalha. Afinal água é muito preciosa! Vamos economizar!
- Pegue uma escova macia (não é a mesma escova que você usa para limpar seus dentes) e sabonete neutro ou creme dental não abrasivo. Se usar materiais abrasivos o polimento da prótese poderá ser danificado, facilitando a aderência de restos alimentares.
- Limpe bem cada face de sua prótese, veja se após sua limpeza ela está lisa e sem áreas esbranquiçadas (restos alimentares).
- Enxágüe bastante. Evite usar água quente, pode danificar o material de que é feito a prótese.
- Duas vezes por semana, deixe a prótese em meio copo de água com 3 gotas de água sanitária durante 30 minutos. Lave com bastante água antes de usar novamente ou lave-a novamente, com pasta de dente não abrasiva ou sabão, para tirar o gosto desagradável. Obs: hoje já existem no mercado produtos efervescentes especiais para essa limpeza.
- A boca também deve ser limpa antes se colocar a prótese no lugar novamente. Bocheche com água e com outra escova, bem macia massageie a gengiva, bochecha e língua. Com cuidado sem força!
A prótese pode ser retirada durante a noite, para o seu conforto. Sempre que retirá-la coloque em um recipiente com água ou algodão ou gaze umedecida. Lave todo dia esse recipiente e troque a água, gaze ou algodão.
Caso o paciente idoso esteja acamado essa manutenção deverá ser feita pela enfermeira(o) ou cuidador(a).
Às vezes devido à problemas de saúde a prótese se desadapta, retorne ao dentista para ele rever a prótese!
Atenção: Próteses desadaptadas dificultam a comunicação, a mastigação, a ingestão de alimento fica difícil e podem virar foco de infecção.
Se a sua prótese é fixa:
Se ela for unitária – uma coroa –jaqueta, restaurações metálica fundida –incrustação, onlay- inlay ou sobre um implante unitário é só escovar de forma normal como um dente normal.
Caso ela seja fixa, restabelecendo a mordida com mais dentes, é preciso fazer uso além da higiene normal, de escovas especiais conhecidas como interdentais e unitufos. E também é preciso usar o passa fio, para auxiliar o uso do fio dental que é indispensável. Em espaços mais amplos pode-se usar a fita dental, o ultra floss, fio dental mais encorpado ou até fazer adaptações com gazes. O importante é não deixar que sua prótese vire reserva de sujeira prejudicando a saúde dos dentes vizinhos, que estão servindo de apoio para elas.
Fonte: Saúde Total