Seja com pais e mães de primeira viagem ou os com mais experiência, uma vontade é inegável: cuidar do bem-estar do bebê. Muitos tentam identificar sintomas e desvendar incômodos sentidos pelo neném a fim de aliviá-los.

Porém, na maioria dos casos, os pais podem ficar confusos com tantos sinais, entre eles sintomas de irritação, choro fácil entre outros. Às vezes a resposta pode ser simples: o nascimento dos primeiros dentinhos.

Uma boa dica é ficar atento aos sinais físicos do bebê: gengiva esbranquiçada, coceira na gengiva e aumento da salivação, podem ser os primeiros sinais do nascimento dos dentes do pequeno. Outros sinais incluem a falta de apetite e a vontade constante de mastigar diversos objetos.

A grande maioria apresenta febre ao passar por esta fase devido ao estresse e irritação passados, sua imunidade cai e ele fica mais suscetível. Nesta fase, é indispensável que os pais ou responsáveis pelo bebê o levam ao pediatra, pois só um especialista é capaz de identificar e tratar efetivamente os sinais apresentados pelo nascimento da primeira dentição.

E atenção: em nenhuma hipótese deve-se oferecer à criança analgésicos e outros medicamentos para o alívio da dor, já que eles podem trazer várias complicações à saúde. O importante é sempre manter a higiene pessoal do bebê em primeiro lugar.

Porém, além de levá-lo ao médico, os pais podem aliviar os incômodos sentidos pelo bebê forma caseira e segura:

Oferecer alimentos resfriados, como por exemplo, o purê de maçã ou banana. Caso ele ainda se alimente exclusivamente de leite materno, os modelos de mordedores podem ser levados a geladeira por alguns poucos minutos.

Outra solução temporária, mas de grande alívio, é fazer uma massagem em sua gengiva com o dedo limpo. Deve ser feita de forma firme com produção de atrito e com cuidado para não machucá-lo. Além de proporcionar grande alívio do incômodo, esta técnica ainda aumenta o contato dos pais com sua prole.

Os pais devem ficar atentos aos sinais enviados pelo bebê, através deles e da ajuda do médico poderão identificar possíveis problemas, assim como o nascimento da primeira dentição. Os sintomas se não forem tratados corretamente podem levar a uma infecção ou agravo mais sério à saúde do neném.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: Exame

Artigos semelhantes