Para uma boa escovação dos dentes infantis, a Academia Americana de Pediatria enumera algumas dicas. Confira:

1- Escolhendo uma escova de dentes. Use uma escova com cerdas macias projetada para escovar os dentes da criança ou bebê.

2- Segurando uma escova de dentes. Se a criança tem dificuldade ao segurar uma escova de dente, tente fazer a alça mais grossa, colocando-a dentro de uma bola de tênis, por exemplo. A alça da escova também pode ser presa a mão da criança com uma fita ou velcro. Escovas de dente com alças grossas também podem ser encontradas em lojas de varejo e farmácias.

3- Ensinando a criança a escovar. Quebre o processo em pequenos passos para que a criança possa entender e praticar. Pergunte a um dentista, higienista dental, terapeuta ocupacional ou especialista em infância para ajudar, se necessário. Outra forma é colocar uma mão sobre a mão da criança para orientar o movimento da escova.

4 – Escolhendo a pasta de dente. Use creme dental com flúor que tenha um sabor agradável para a criança. Um adulto deve sempre colocar creme dental na escova da criança.

5 – Atentando para as idades. Crianças menores de 2 anos de idade devem usar uma pequena mancha de pasta de dente. Crianças de 2 a 5 anos devem utilizar a quantidade de pasta do tamanho de uma ervilha.

6 – Posicionando e entretendo a criança: Há muitas maneiras que uma criança pode ser posicionada para se sentir confortável e permitir que um adulto possa escovar seus dentes. Mantenha a criança envolvida na escovação. Use um timer, uma canção curta, ou conte como um jogo para incentivar a escovação por 2 minutos.

 

Editado por SHZ Odontologia
Fonte: EBC

Artigos semelhantes