A alimentação e a nutrição desempenham um importante papel na saúde bucal. O alimento relaciona-se com os dentes de modo tópico, pelo seu contato, podendo influenciar a formação e no metabolismo da placa bacteriana de acordo com sua composição química e característica física.
Já a nutrição relaciona-se com os dentes de maneira sistêmica, ao agir na sua formação e crescimento, determinando, assim, seu tipo de resposta à ação da placa bacteriana e o desenvolvimento de problemas como cáries.
Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), uma das primeiras áreas prejudicadas quando sua dieta não é ideal é a saúde bucal, assim, manter hábitos alimentares saudáveis é fundamental para sua saúde bucal e o consumo de alguns tipos de alimentos contribui para garantir dentes mais saudáveis. Entre esses alimentos, podemos citar:
Água
O consumo de água é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, o que reforça a resistência do esmalte do dente. Quando ingerido durante a formação dos dentes, isso é, até os doze anos, o flúor torna os dentes muito mais resistentes à cárie por toda a vida.
Queijo
Segundo um estudo publicado na revista General Dentistry, a revista da Academia Americana de Odontologia Geral, a ingestão de queijo elevou o pH na boca dos indivíduos e reduziu o risco de cárie.
Além disso, acredita-se que a mastigação necessária para comer queijo aumenta a quantidade de saliva na boca. O queijo também contém cálcio e proteínas, nutrientes que fortalecem o esmalte dos dentes.
Iogurte
Assim como o queijo, o iogurte é rico em cálcio e proteínas, tornando-o uma boa escolha para melhorar a força e a saúde dos dentes. Os probióticos, ou bactérias benéficas, encontrados no iogurte também beneficiam a gengiva porque eliminam as bactérias que causam cáries. Os iogurtes mais indicados para essa finalidade, são os iogurtes naturais e com pouco açúcar.
Folhas verdes
As folhas verdes são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a promover a saúde bucal, porque são ricas em cálcio, composto que forma o esmalte dos dentes. Também contêm ácido fólico, um tipo de vitamina B que tem inúmeros benefícios para a saúde, contribuindo para diminuir o risco de doenças gengivais.
Maçã
Frutas como a maçã são ricas em fibras e água. O ato de comer uma maçã produz saliva na boca, que remove bactérias e partículas de alimentos. A textura fibrosa da fruta também estimula a gengiva.
Cenoura
Como as maçãs, as cenouras são crocantes e ricas em fibras. Comer um punhado de cenouras cruas no final da refeição aumenta a produção de saliva na boca, reduzindo o risco de cáries. Além de serem ricas em fibra, as cenouras são uma ótima fonte de vitamina A.
Aipo
O aipo age como uma escova dental, eliminando partículas de comida e bactérias dos dentes ao ser ingerido. É também uma boa fonte de vitaminas A e C, dois antioxidantes que estimulam a saúde da gengiva.
Amêndoas
As amêndoas são ótimas para os dentes porque são uma boa fonte de cálcio e proteínas, com baixo teor de açúcar.
Kiwi
É uma fruta rica em vitamina C, que pode fornecer mais que 100% da quantidade diária necessária desse componente. É a vitamina responsável por garantir que a rede de colágeno da gengiva fique protegida e menos vulnerável às bactérias.
Peixe
Assim como o leite, o peixe também é uma excelente fonte de cálcio, composto que ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes. Além disso, peixes como sardinha, salmão e atum são ricos em vitamina D, composto que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo.
Chá-verde
O chá-verde é rico em catequina, uma substância antioxidante que ajuda a diminuir o aparecimento de cáries nos dentes e ajuda a impedir a formação de placa bacteriana.
Chiclete com xilitol
O xilitol é um adoçante natural mais recomendado pelos dentistas que entra no lugar do açúcar e previne a cárie. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, elimina bactérias que querem grudar de qualquer jeito nos dentes e ainda previne aquele mau hálito nada agradável.
Nozes e Castanha do Pará
As nozes também ajudam a formar uma película sobre os dentes. Já o óleo contido na castanha-do-pará auxilia na formação de uma película sobre os dentes, que faz reduzir a capacidade das bactérias se alojarem nas estruturas.
Além de manter uma dieta rica nesses alimentos, é fundamental reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcares e corantes artificiais como refrigerantes, chocolates, balas e doces com muito açúcar, fast food, entre outros.
Também é necessário manter uma rotina de hábitos saudáveis com escovação diária, uso do fio dental, enxaguante bucal e consultas regulares com o seu dentista. Sua saúde bucal é importante, não deixe de cuidar dos seus dentes!