Após qualquer tratamento ortodôntico, seja com aparelho fixo ou alinhadores, são necessárias contenções. As contenções são aparelhos que servem para manter os dentes nas posições corretas e são essenciais para a manutenção do resultado conseguido com a realização do tratamento ortodôntico. 

Existem dois tipos de contenções utilizados para manutenção dos dentes nas novas posições após a movimentação ortodôntica, as contenções removíveis e as contenções fixas. 

Contenções removíveis

As contenções que podem ser retiradas pelo paciente são chamadas de aparelhos removíveis, essas contenções têm a melhor facilidade para a higienização, porém têm atuação apenas enquanto posicionadas na boca. Os aparelhos removíveis são utilizados para impedir a instabilidade entre as arcadas, dentre os aparelhos mais indicados por ortodontistas, podemos citar a placa de Hawley e a placa de acetato. 

Contenções fixas 

As contenções fixas são utilizadas em casos onde pode haver mudanças entre os dentes da arcada, elas podem ter variações dentre elas: podem ser coladas apenas em dois dentes (recebendo o nome de 1×1), podem ser coladas de canino a canino recebendo a denominação de 3×3, podem estender-se até os primeiros e segundos molares 4×4 e 5×5. São contenções que dificultam a higiene, mas em geral são mais indicadas em casos mais complexos. 

O tipo de contenção escolhido varia de acordo com a necessidade do paciente e é indicado pelo ortodontista, visando garantir a eficácia total do tratamento ortodôntico e o alinhamento definitivo dos dentes. 

Artigos semelhantes