Qual a relação do sono com a saúde bucal

Como anda o seu sono?

Com a rotina agitada  somada ao estresse do dia a dia, é bastante comum que as pessoas tenham um sono de má qualidade, o que acaba refletindo em problemas como a insônia, ronco e apneia. 

E pode parecer que não, mas a qualidade do sono e a saúde bucal andam de mãos dadas, trabalhando juntas para a saúde como um todo. 

Dentes desalinhados, desgaste das articulações e bruxismo são exemplos claros disso, além de questões que implicam na respiração oral, que está diretamente ligada a um sono de má qualidade e à apneia. 

Nesses casos, a inspiração e expiração do ar pela boca causa um ressecamento que favorece o mau hálito e aumenta os riscos de desenvolvimento de cáries e infecções sérias.

Por esses, e diversos outros motivos, a odontologia do sono vem ganhando cada vez mais espaço, visando não apenas a saúde bucal como o bem estar geral do paciente. 

Como funciona a odontologia do sono?

Essa é uma área que permite trabalhar distúrbios relacionados a problemas que ocorrem durante a noite, avaliando quadros respiratórios, de ronco, apneia e a síndrome da resistência das vias aéreas superiores, além de distúrbios do sono relacionados à mastigação durante o período. 

Seja por meio de ajustes com próteses, funcionamento da mastigação, oclusão dental, problemas relacionados à dor orofacial e disfunção da articulação temporomandibular, tratamos individualmente as possíveis causas de uma maneira multidisciplinar, já que essas questões também podem ser implicadas por problemas neurológicos ou respiratórios.

O que pode ajudar a ter uma boa noite de sono?

É claro que nada substitui acompanhamento médico, porém é possível melhorar em partes a qualidade do sono por meio de hábitos diários como:

Ter uma alimentação balanceada

– Criar um ambiente calmo para dormir; 

– Se preparar para o dia seguinte com antecedência; 

– Evitar consumir alimentos estimulantes como café, canela, pimentas e açúcar; 

– Diminuir o uso de celular e televisão antes de ir para a cama;

– Tentar manter um horário regular.

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa importante relação, que tal observar um pouco mais como andam seus hábitos diários e como você acorda após uma noite de sono? E caso você note que algo não está como deveria, sejam dores, desconfortos ou até mesmo cansaço excessivo, converse com o seu dentista!

Artigos semelhantes