A preocupação com a saúde não pode se resumir apenas ao peso, índices, números e estatísticas. Os dentes e a boca podem mostrar sinais de que algo não vai bem, se você souber observá-los, como por exemplo, sangramentos podem ser sinal falta de vitaminas, mau hálito pode indicar problemas gastrointestinais, entre outros. Cuidar dos dentes, portanto, também é cuidar da saúde do corpo e realizar uma manutenção que torna os dentes mais fortes, resistentes e duradouros.

#1 – Alimentação

• Vitamina C

A vitamina C é responsável pela manutenção do sistema imunológico, por prevenir o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Está muito presente nas frutas como a laranja, kiwi, limão, abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre. Mas cuidado com os alimentos muito ácidos, como a laranja e o abacaxi, pois podem desmineralizar o esmalte do dente, deixando-o poroso. Tome sucos com canudinho ou faça bochecho com água após a ingestão dessas frutas.

• Vitamina D

A vitamina D tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também contribui para fixação do cálcio nas bases ósseas e nos dentes. É encontrada principalmente no atum, sardinha, ovo e carne bovina. Pode ser adquirido em maiores quantidades pela exposição ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, desde que em horários saudáveis (até às 10 horas da manhã e após as 16 horas).

• Vitamina K

A vitamina K é responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de proteínas do plasma do sangue, rins e tecidos. Como os dentes também são tecidos, têm papel importante no fortalecimento deles. A vitamina K pode ser encontrada no fígado, nos laticínios, em frutas (em maiores quantidades nas cascas), nos óleos e gorduras.

• Fibras

Alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, frutas fibrosas como maçã e pera podem substituir doces açucarados, responsáveis pelas cáries.

• Água

Além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida, além de, em muitas cidades grandes, ser fluoretada, portanto contribuindo para aumentar a força e resistência do esmalte dos dentes.

• Cálcio

O cálcio é fonte primária da formação dos dentes, portanto essencial em níveis adequados para garantir nutrientes e saúde a eles. Pode ser encontrado em alimentos laticínios como o leite e queijos ou em folhas verdes escuras, como a couve. Por fim, evite alimentos muito doces ou muito ácidos, pois eles atacam os dentes ou podem causar o aumento das atividades das bactérias, podendo causar cáries ou desgaste do esmalte do dente.

#2 – Evite fumar

O hábito de fumar, mesmo que poucas vezes ao dia ou socialmente, pode causar desgaste no esmalte dos dentes, ressecamento da boca, queimaduras e manchas nas bochechas e gengivas, aumentar o tártaro e gerar mau hálito, além de estar relacionado com a gengivite e o câncer da boca. Abandone esse hábito completamente e comece a notar resultados rapidamente.

#3 – Protetores bucais

Se você pratica esportes, principalmente os de contato, não esqueça de utilizar protetores bucais para proteger os dentes dos impactos e do ranger ou pressão causada por apertar o maxilar em momentos de tensão. Isso pode ajudar a evitar o desgaste dos dentes e protege-los de danos.

#4 – Mascar chicletes sem açúcar

O açúcar, como dito anteriormente, pode ser responsável por cáries. Entretanto, a mastigação de chicletes sem açúcar ajuda na produção de saliva, responsável por proteger os dentes de desgastes e sujeiras, e na limpeza dos mesmos, por poder retirar resíduos em lugares difíceis.

#5 – Higiene regular dos dentes

A higiene regular dos dentes é essencial para mantê-los limpos e saudáveis. Escove os dentes, língua e gengivas após cada refeição, por pelo menos um minuto, com escova de cerdas macias e utilize sempre o fio dental para remover os resíduos que a escova não alcança. Se você vive em cidades grandes ou metrópoles, não é necessário comprar cremes dentais ricos em flúor, pois a água que você ingere já é fluoretada.

#6 – Consultas no dentista

Visite constantemente seu dentista para exames de check-up e para realizar limpezas específicas, caso necessário. Ele também pode te recomendar produtos especiais para fortalecimento dos dentes em casos mais graves. Portanto, uma limpeza constante dos dentes, bons hábitos alimentares e atitudes saudáveis podem contribuir para a saúde dos dentes, deixando-os mais saudáveis, fortes e, consequentemente, mais bonitos.

 

Fonte: Invisalign

Artigos semelhantes