Quem tem dentes sensíveis sabe como é chato evitar de tomar um sorvete ou beber aquele café bem quentinho de manhã. Apesar de ser difícil, controlar essas vontades só protege seus dentes dos choques da sensibilidade. Os dentistas contam que tudo que facilita a exposição da dentina aumenta o problema. Isso pode acontecer devido a uma escovação incorreta, retração gengival e até mesmo uma alimentação ácida. Quer ficar longe dessa dor de dente? Evite os hábitos capazes de prejudicar a hipersensibilidade.

5 HÁBITOS QUE PODEM CAUSAR OU INTENSIFICAR A SENSIBILIDADE DENTÁRIA

1) Escovar os dentes com excesso de força

2) Usar escovas com cerdas duras

3) Morder objetos, como a ponta da caneta

4) Consumir, em excesso, frutas e outros alimentos cítricos

5) Ingerir isotônicos, refrigerantes e outras bebidas ácidas sem canudo

COMO POSSO REVERTER ESSA SITUAÇÃO?

É difícil controlar algo que já se tornou automático na sua rotina. Evitar de morder a ponta da caneta quando se está pensando é difícil no primeiro momento. Mas, se você realmente deseja uma mudança de hábito, precisa fazer isso gradativamente. O profissional afirma que adquirir uma dieta saudável e usar produtos de higiene oral de qualidade já é um bom começo. “Ter cuidado em escolher escovas macias e pastas de dente não abrasivas reduz a chance de desgaste dentário e, consequentemente, a sensibilidade”. Lembre-se que cada caso é analisado individualmente e a ajuda do dentista é fundamental.

TRATE A SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Nada de fazer receitas caseiras ou adotar aquela dica que funcionou com seu amigo. Isso pode agravar ainda mais a condição do dente. Pra não ter erro, procure sempre a ajuda de um profissional para tratar a sensibilidade de forma correta e segura. Especialista cita algumas técnicas possíveis de tratamento. “Podem ser feitas aplicações de verniz fluoretado, flúor em gel com moldeiras, agentes dessensibilizantes e aplicação de uma camada de adesivo dentinário para restauração”. O uso do creme dental para dentes sensíveis também é receitado em alguns casos. Assim você sorri com mais saúde e sem fazer careta por conta da dor de um dente sensível.

 

Fonte: Sorrisologia

Artigos semelhantes