Sabemos que os dentes tortos são de grande desconforto para muitas pessoas e acabam ocasionando problemas de autoestima, sujeira nos dentes, na fala e inclusive em fatores como dores corporais e postura.
Abaixo, separamos 5 fatores que podem entortar os dentes, saiba quais são e evite-os:
-
O nascimento do dente do siso:
Sendo o último dente a nascer (entre 16 e 25 anos), o dente do siso pode ocupar um lugar no qual não há espaço para ele. Por vezes, a força do siso pode desalinhar os outros dentes.
-
Roer as unhas
Pessoas que roem as unhas podem desgastar os dentes mais facilmente, sem contar o esforço excessivo dos músculos e articulações da mandíbula, que podem ocasionar dores.
Roer as unhas também pode trazer bactérias para a boca, uma vez que durante o dia, nossas mãos tem contato com diversos objetos.
-
Uso de chupeta e chupar o dedo por muito tempo
Não é uma regra, nem todas as crianças que tem dentes tortos, os tem por causa do uso de chupeta ou porque chupam o dedo.
A sucção realizada pela criança é grande, isso força a mandíbula e pode alterar a estrutura óssea dos maxilares, causando problemas no desenvolvimento da musculatura facial.
-
Respirar pela boca
Durante a fase de crescimento, principalmente, respirar pela boca pode prejudicar no crescimento adequado dos dentes, pois a base óssea superior e a inferior não irão se desenvolver corretamente, e isso altera a formação dos dentes.
-
Fatores genéticos
Existem distúrbios de formação das estruturas faciais, que podem decorrer de fatores genéticos e hereditários. Estes distúrbios ocasionam uma má formação das estruturas faciais e bucais e podem atrapalhar na distribuição dentária.
Ainda falando da genética, o indivíduo pode herdar características que facilitam que os dentes entortem, por exemplo, herdar dentes de tamanhos muito pequenos, mas gengivas grandes.
Como prevenir:
Alguns fatores podem ser prevenidos mudando os maus hábitos, no caso de roer as unhas, por exemplo, é importante se policiar, além disso, existem bases de unha que possuem gosto amargo e servem para evitar o hábito aos poucos.
No caso das crianças que chupam dedo e usam chupeta, é preciso que haja observação dos pais, controlando para que os hábitos não comecem ou, se já existem, cuidando para que sejam gradualmente evitados no menor período de tempo possível.
É importante que se dê a devida atenção a qualquer anormalidade que surgir nos dentes, mesmo que seja algo pequeno ou que não incomode esteticamente.
Fonte: Invisalign