A saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos

Responsável por cuidar da saúde e estética bucal, as pessoas formadas em odontologia tem um importante papel, já que a boca desempenha também funções que influenciam na saúde de todo o organismo. Além de ser responsáveis pela mastigação dos alimentos e articulação de palavras, a boca exerce um enorme papel na estética. Afinal, um belo sorriso tem interferência direta na qualidade de vida e no desenvolvimento social humano.

De acordo com especislistas, apesar do fator estético ser de extrema importância, a saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos. “Quando a saúde bucal não está em harmonia, os microrganismos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos”, comenta.

Pesquisas comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e nascimento de bebês prematuros, dentre outros. “Um exemplo disso é a Endocardite Bacteriana, infecção da parede interna do coração afetando principalmente as válvulas do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene ou de doenças bucais existentes”, explica. “É importante ressaltar que muitas doenças em estágios iniciais podem ser descobertas durante a consulta odontológica de rotina, como o câncer bucal e a bulimia, dentre outras”, complementa.

1. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia – A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar desgastada.

2. Higienizar a língua é fundamental – As bactérias presentes na boca instalam-se não só entre os espaços dos dentes, mas também na camada dorsal da língua.

3. Use fio dental – O fio dental deve ser usado antes da escovação, em todos os dentes. Com o auxílio deste produto é possível remover os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança (entre os dentes)

4. Procure ter uma alimentação saudável – Alimente-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.

5. Visite o seu dentista – A melhor dica é a mais simples de todas: consulte um dentista a cada seis meses. Desta forma, o profissional poderá identificar os problemas bucais e tratá-los o quanto antes.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos semelhantes